3 dicas infalíveis para montar uma política de cobrança eficaz.

3 dicas infalíveis para montar uma política de cobrança eficaz.

Se você tem uma empresa que vende para outra pessoa jurídica, manter uma política de cobrança bem planejada é essencial para garantir a saúde financeira do negócio. Da mesma forma que com ela, o risco de inadimplência por parte dos clientes é minimizado e, quando alguém ficar devendo, você já saberá os passos a seguir e perderá menos tempo.

Uma boa gestão de concessão de crédito ou vendas a prazo pode ajudar e muito o crescimento financeiro da sua empresa.

Afinal de contas, seu cliente passa a ter um poder maior de compra e, assim, acesso ao seu produto ou serviço. Porém, você deve estar pensando que nem é tão simples como parece ser, não é mesmo? Concordamos com você!

É aí que a política de cobrança se torna essencial, para minimizar os prováveis riscos e assim, conseguir controlar a taxa de inadimplência do seu negócio.

Confira nosso artigo de hoje e conheça as três dicas para ter uma política de cobrança eficiente para a sua empresa!

Nos dias de hoje, já existem diversas ferramentas que automatizam essprocesso e seguem as diretrizes criadas pela empresa para preservar o fluxo constante de entrada de recursos. Portanto, busque construir um relacionamento saudável com clientes por meio de desenvolvimento de uma política de cobrança eficiente.

Dessa forma, se a sua empresa seguir essas recomendações, certamente conseguirá diminuir os atrasos no recebimento. Além disso, o lucro da empresa voltará a crescer e as despesas com cobranças diminuirão gradativamente.

Conhecendo boas técnicas para montar uma política de cobrança eficaz toda empresa por meio do setor financeiro é capaz de alcançar o sucesso.

Afinal, o que é uma política de cobrança?

A política de cobrança é a definição de ações a serem realizada por uma para recuperação de crédito cedido a um cliente. Esse planejamento é criado para diminuir a taxa de inadimplência, ou seja, as ações definidas não são apenas um cronograma de notificação e cobrança do cliente devedor.

Qual o motivo dessa política ser importante para a sua empresa e controle de inadimplência?

A inadimplência muitas vezes ocorre devido ao desemprego e consequentemente perda da capacidade de pagamento. Quanto a esse fator fica difícil lutar para obter recuperação de crédito, mas é sempre bom lembrar que a única coisa que isenta o cliente devedor de pagar sua dívida é caso de óbito.

A política de cobrança, juntamente com outras medidas como a política de crédito, torna-se essencial por ser uma das formas de inadimplência de uma empresa.

Uma política de cobrança eficiente permite ainda que exista a chance dos consumidores se recordarem dos prazos da dívida ou então de explicarem a situação pela qual estão passando. Dessa forma, abrindo um caminho de confiança nesse relacionamento empresa-cliente.

Mantenha o cadastro dos seus clientes sempre atualizados:

O processo de recuperação de crédito não é tarefa fácil, mas poderá ser amenizado se estiver com dados precisos sobre os clientes em mãos, para facilitar contato e localização dos mesmos, tornando fundamental a coleta eficiente de informações seguindo as respectivas confirmações.

Se esses dados estiverem desatualizados ou faltando informações importantes, como números de telefone ou endereços de e-mail, será impossível contatar os clientes.

É indispensável que sua empresa tenha um banco de dados completo e atualizado ou que utilize uma ferramenta de localização eficiente. É através de um banco de dados atual que você vai ter acesso às informações de seus clientes e fornecedores.

Antecipe-se à inadimplência:

A análise de dados e informações dos seus clientes pode demonstrar, ou pelo menos sugerir, se ele conseguirá pagar a dívida em dia. Em caso de um cenário negativo, a dica é: antecipe-se. 

Defina normas de contato para esses casos a fim de entender a situação do seu cliente para oferecer uma solução melhor. Além de não aumentar a taxa de inadimplência, sua empresa conseguirá ganhar também a confiança dele.

Além disso, um mau acordo é melhor do que um bom processo. Se você perceber que a situação do devedor é muito complicada, se não tiver garantia ou fiador, e se achar que nunca conseguirá reaver a totalidade da dívida, tente um acordo.

Avalie o risco da liberação de crédito:

Essa é uma decisão estratégica que tem relação direta com a capacidade de sua empresa arcar com compromissos financeiros assumidos. Portanto, em um cenário ideal, somente o pagamento à vista é capaz de oferecer liquidez ao fluxo de caixa.

Essa não é uma alternativa viável em todas as transações, o que resulta na opção de pagamentos parcelados por meio da oferta de crédito para os clientes. Como se trata de um risco considerável, as empresas devem avaliar como a inadimplência pode afetar os resultados.

Além do risco que afeta a saúde financeira do seu negócio, mantenha indicadores sobre o desempenho do departamento de cobrança. Essa é uma medida vital para o aprimoramento constante dos processos da área.

Em consequência, torna-se uma questão de sobrevivência compor políticas de cobrança que aumentem as chances de receber duplicatas e prestações em atraso.

Por mais que, a palavra cobrança nos pareça negativa e implique riscos, esse é um passo essencial do ciclo de crédito, e que mantém a saúde do negócio.

Afinal, sua empresa precisa recuperar a quantia emprestada, não apenas para não sair no prejuízo, mas também para possibilitar que mais clientes tenham o mesmo benefício.

Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco:

Telefone: (11) 3093-2665

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

Leia alguns artigos para melhores informações.

Habilidades de venda.

Benefícios da tecnologia no setor financeiro.

 

Veja Mais Artigos