3 eficientes fatores na recuperação de crédito.

3 eficientes fatores na recuperação de crédito.

Uma boa educação financeira é realidade distante para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, elas são estimuladas a consumir. O resultado? Dívidas acumuladas e o nome sujo na praça. 

Por mais lucrativo que seja, nenhum negócio se sustenta com altos índices de inadimplência. Logo, a recuperação de crédito é uma medida eficiente para dois fins:

  • Recuperação do valor que seria perdido sem ação, melhorando a renda da empresa.
  • Redução da inadimplência, já que a instituição adota uma postura ativa, o que desestimula o incumprimento de pagamentos.

Confira o nosso artigo de hoje e descubra a eficiência da recuperação de crédito para sua empresa.

A crise econômica e política que está afetando o nosso país nos últimos anos têm feito muitas pessoas ficarem com as contas no vermelho. Além da instabilidade do cenário atual, a falta de planejamento financeiro também faz parte do dia a dia de muitos brasileiros.  

Isso tudo coloca as empresas em risco iminente de ter clientes inadimplentes. Independentemente do porte da companhia e do nicho de mercado, essa realidade é uma constante. 

Afinal, o que é a recuperação de crédito?

Recuperação de crédito é um processo de cobrança. Ele é feito por empresas especializadas que ajudam o inadimplente a sanar suas dívidas. Com a situação regularizada, as empresas recebem os valores não pagos e o cliente pode fazer novas compras.

Esse processo tem como objetivo restabelecer o crédito de uma pessoa inadimplente, por meio do oferecimento de condições que possibilitem o pagamento da dívida. Tudo é feito de forma extrajudicial, em uma negociação amigável entre as duas partes.

Após a negociação e o pagamento da primeira parcela, o devedor recupera suas possibilidades de compra parcelada, bem como fazer operações financeiras, antes restritas.

Como funciona a recuperação de crédito empresarial?

Quando a empresa vende a prazo, está sujeita a não receber parte do faturamento e ficar com valores em aberto. Embora a maioria realize um forte trabalho de análise antes da concessão de crédito, esses casos sempre acontecerão e é preciso um esquema apurado para cobrar ou recuperar esses valores.

O importante a se ter em mente é que esses mecanismos devem ser bem planejados, de modo a não soarem agressivos e afastar o cliente, tanto do acordo quanto da possibilidade de comprar ou adquirir novos serviços. 

Use a tecnologia a seu favor:

A tecnologia está aqui para nos auxiliar e facilitar o nosso dia a dia, não é? Então, não podemos deixar de usá-la a nosso favor. Em vez de fazer diversas ligações que acabam perturbando o cliente, você pode optar, por exemplo, por enviar uma mensagem por celular ou um e-mail para lembrá-lo do pagamento.

Identifique os clientes inadimplentes:

Antes de colocar o nome do consumidor no SPC, é fundamental identificá-lo no seu sistema e entrar em contato para tentar resolver a situação antes de sujar o nome dele na praça. Afinal, ele pode estar passando por um mau momento que impossibilitou o pagamento da dívida.

Talvez, um prazo ou parcelamento maior para quitar a dívida seja a solução para este problema. O ideal é adequar sua abordagem ao perfil do cliente, assim, ele verá sua empresa como uma parceira nessa fase difícil.

Mantenha-o ativo em seu sistema:

Mesmo que o consumidor esteja na situação de devedor, não o bloqueie de novas compras no momento em que o prazo do pagamento expirar. Muitas vezes, o atraso poder ser devido a um esquecimento, portanto, aguarde de 10 a 15 dias e, então, entre em contato para lembrá-lo da prestação.

Sendo assim, a recuperação de crédito é um processo importante para a economia e para os credores. Permite devolver ao devedor a possibilidade de realizar financiamentos, empréstimos e compras no crediário.

Estas ações são benéficas para a economia como um todo, pois estão associadas a circulação de impostos e giro de capital que a movimenta.

Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco:

Telefone: (11) 3093-2665

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

Leia alguns artigos para melhores informações.

Como prevenir fraudes no ambiente virtual.

Como avaliar o perfil do cliente na era digital?

Veja Mais Artigos