A revolução da rede! Conheça o 5G

A revolução da rede! Conheça o 5G

Atualmente, o mundo vem passando por mudanças gigantescas, principalmente em questões tecnológicas. Uma delas é o 5G a quinta geração das redes móveis grande sucessora do 4G.

A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar a quantidade de volume de informações trocadas diariamente por bilhões de dispositivos espalhados pelo mundo. Com a tecnologia 5G grandes apostas tecnológicas estão por vir, como cidades inteligentes e objetos conectados.

Quando se trata da 5G, diversas duvidas e curiosidades surgem. Pensando nisso, fizemos esse artigo para explicar o que é 5G, quais mudanças ela pode trazer e quando ela chega ao Brasil. Confira!

Afinal, o que é o 5G

Sucessor da rede 4G, o 5G é voltado para dispositivos moveis com uma velocidade de conexão muito superior e que trará diversas mudanças quanto a funcionalidade, permitindo um acréscimo considerável na velocidade e número de conexões.

Enquanto a tecnologia 4G garantia um tráfego de 1 Gbit/s, a quinta geração irá possuir uma velocidade de download de até 100 1 Gbit/s.

Em relação à latência (quantidade de atraso que uma solicitação leva para ser transferida de um ponto para outro) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

Além disso, irá possibilitar conectar mais de 1 milhão de aparelhos por quilometro quadrado.

Qual a utilidade do 5G

Não é somente para melhorar a questão da velocidade de conexão que o 5G está vindo. Ele representa um enorme avanço no desenvolvimento da sociedade em geral e o modo como consumimos tecnologia.

Para usuários de jogos no celular será ótimo, pois ele permite jogar totalmente sem latência ao realizar um comando.

Devido à alta velocidade de resposta, o 5G, também, irá possibilitar conectar diversos aparelhos inteligentes ao mesmo tempo, inclusive, permitindo carros autônomos sem motorista.

Outro benefício é em relação a vídeos em aparelhos móveis, que tende a ser quase instantâneos e sem nenhuma interrupção graças a sua transmissão. Aparelhos de exercícios, por exemplo, AppleWatch, poderão monitorar em tempo real seus batimentos cardíacos e informar instantaneamente seu médico em caso de alguma gravidade.

Problemas com chamadas de vídeo tendem a diminuir muito, principalmente a instabilidade e falta de qualidade na conexão, tornando mais estável.

5G no Brasil

A tecnologia será leiloada pelo governo federal ainda em 2021, para selecionar os países que ficarão a cargo de ofertar o serviço em território nacional, nas suas áreas de atuação.

As operadoras Vivo, Claro e TIM já começaram a realizar testes da tecnologia no Brasil. Os clientes já tem acesso à rede de quinta geração. Entretanto, como se trata de uma versão ainda em prévia, algumas funcionalidades do serviço estão limitadas.     

Empresas que atuam fora do Brasil e de pequeno porte terão um benefício. As mesmas possuirão prioridade por um bloco nas faixas mais buscadas, no caso, a de 3,5 GHz.

O serviço só funcionará em aparelhos com disponibilidade à rede 5G. Também será necessário estar em alguns locais específicos para o pleno funcionamento do mesmo.

O que será possível

O uso de carros autônomos se tornara cada vez mais popular com a tecnologia 5G, diminuindo de maneira drástica o número de acidentes. Além disso, já está sendo realizado diferentes tipos de testes com ônibus, carros e caminhões.

Cidades inteligentes tendem a crescer cada vez mais com essa tecnologia. Elas serão capazes de interligar redes com câmeras fixas e moveis de ultra definição e outros sensores, com o intuito de localizar carros roubados, coordenar equipes de socorros via dados da realidade aumentada, solicitar participações democráticas (criando mudanças no espaço urbano via internet) e muito mais.

Não somente cidades irão se conectar, mas sua casa também. A possibilidade de controlar equipamentos à distância, por exemplo, ligar seu ar-condicionado antes mesmo de você chegar em casa; planejar que eles executem as ações por conta própria, que os aparelhos se conectem uns aos outros- tudo isso via internet.

Todos estarão conectados simultaneamente graças à densidade do 5G. Ele está mudando a forma de viver em sociedade e transformando cada vez mais tudo que o mundo conhece quanto a tecnologia.

Sua performance pode mudar não somente os negócios, mas também o sistema econômico em um todo.  

 A população presenciara o suprassumo tecnológico devido ao 5G, como carros autônomos, entretenimento avançado e uma comunicação nunca visto antes, ainda mais que, de acordo com a Anatel, já há mais linhas moveis ativas do que pessoas no Brasil, demonstrando a enorme evolução e seu impacto.

Veja Mais Artigos