A importância do investimento em proteção de dados

blog2

As boas práticas de privacidade trazem oportunidades e agregam valor aos negócios

 

O conceito de segurança da informação (SI) tem relação com os procedimentos de defesa dos dados de uma organização, visando a preservação de sua integridade, confiabilidade e disponibilidade. Com a evolução da tecnologia, as ameaças aos pilares da segurança da informação tornaram-se constantes, e a preocupação com a privacidade de dados é cada vez maior.

Muitas empresas atribuem um valor secundário aos investimentos em proteção de dados, assumindo riscos de fraudes e ciberataques que podem resultar em prejuízos financeiros e reputacionais. A confiabilidade de uma empresa está diretamente ligada ao seu investimento em SI – medidas de prevenção de riscos, como treinamento da equipe, implementação de métodos e ferramentas de proteção e contratação de serviços especializados em segurança da informação.

Atualmente, os dados assumem um papel de extrema importância dentro de uma empresa, pois possibilitam a identificação de tendências e oportunidades de negócio que podem ser fundamentais para o seu sucesso. Os dados são tão importantes que são chamados de “o novo petróleo” (termo criado pelo matemático londrino Clive Humby, que acabou se tornando uma buzzword). Não é por menos que esses ativos atraem a atenção de hackers pelo mundo todo, tornando a proteção de dados um grande desafio para as organizações. Segundo um relatório global do Laboratório de Pesquisas sobre Ameaças da CenturyLink, o Brasil é o quarto país do mundo que mais gera tráfego de internet mal-intencionado, ficando atrás apenas dos EUA, Rússia e China.

Um fator de atenção é que não só as grandes organizações estão sujeitas a violações de dados; os pequenos e médios negócios estão cada vez mais no alvo de agentes maliciosos. Um levantamento da National Retail Federation constatou que aproximadamente 90% das invasões ocorreram em sistemas de pequenas e médias empresas. Para evitar prejuízos diretos e indiretos de vazamentos de dados é fundamental investir na proteção da privacidade.

Desde sua implementação, a aplicação da LGPD tem evoluído positivamente, mas dado o volume de ataques que ocorrem, é necessário que este movimento seja acelerado.

Os benefícios de manter os dados em segurança vão além da prevenção de prejuízos; a concessão de empréstimos públicos e a atenção de investidores estão diretamente voltadas à adequação das empresas à LGPD.

Por que você deveria investir na segurança das informações do seu negócio?

 

Redução de vulnerabilidades e prevenção de impactos financeiros

 

Toda empresa, independente do seu porte, está sujeita a incidentes de segurança internos (como erros dos funcionários) ou externos (como ataques hacker ou golpes). Investir em segurança da informação significa definir políticas e planos que possibilitem uma recuperação efetiva caso as ameaças se concretizem, através da antecipação e prevenção dos riscos existentes.

 

Prevenção de riscos reputacionais

 

O acesso a informações cadastrais e bancárias de clientes e fornecedores por pessoas mal-intencionadas pode gerar prejuízos inestimáveis, não só para as vítimas que tem seus dados vazados, como também para a reputação da empresa no mercado, pois trata-se de uma falha da instituição. Em muitos casos o dano à reputação pode ser irreversível.

 

Vantagem competitiva

 

Uma TI mais estratégica colabora para a melhoria dos processos, a análise de insights e a tomada de decisões, possibilitando planos de ação inteligentes e inovadores, que alavancam a vantagem competitiva da organização, além de melhorar a relação com fornecedores, parceiros e clientes.

 

Cultura de melhoria contínua

 

Uma corporação que adota uma cultura de melhoria contínua dos processos de segurança da informação é favorecida em todos os setores no dia a dia operacional. Isso porque os colaboradores têm consciência dos riscos e estão capacitados para evitá-los, bem como lidar com situações de ameaça à segurança da empresa.

 

Investimento no futuro

 

A informação tem assumido um valor de mercado cada vez maior, o que significa que as empresas que já começaram a investir em processos e estratégias de SI têm chances maiores de permanecerem relevantes no futuro.

 

Como começar a investir em segurança da informação?

 

O primeiro passo é buscar empresas especializadas no assunto, que devem analisar as condições de proteção do seu negócio e diagnosticar os possíveis riscos, para então definir um planejamento estratégico de blindagem contra ameaças.

 

A Unitfour é o Bureau de Dados com o melhor custo benefício do mercado. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções para aumentar a segurança da sua empresa.

Abrir chat
Precisa de ajuda?