Como fazer a análise de crédito de forma eficiente?

Como fazer a análise de crédito de forma eficiente?

Empresas que atuam com concessão de crédito para diversos tipos de clientes, como instituições financeiras, redes varejistas e concessionárias de veículos têm um grande desafio quando o assunto é fazer a análise do perfil do futuro cliente e determinar a análise de crédito da operação.

Análise de crédito nada mais é do que a chance do cliente – seja ele Pessoa Física ou Jurídica -, deixar de honrar o pagamento da dívida adquirida.

Mesmo tomando todas as precauções e seguindo políticas de gestão de risco de crédito para minimizar as ameaças de inadimplência, vender ou emprestar valores a prazo é sempre uma ação complexa para qualquer tipo de negócio.

Nesses casos, o ideal é sempre controlar e buscar reduzir ao máximo os riscos da operação, com uma análise completa dos solicitantes do crédito.

Ficou interessado sobre o assunto? Então acompanhe o restante do artigo. Separamos dicas e soluções valiosas para você!

Qual a importância da análise de crédito?

A análise de crédito é feita para clientes que desejam efetuar um pagamento a prazo ou um financiamento.

No primeiro cenário, a empresa disponibiliza um pagamento em dinheiro ao cliente e escritura um valor equivalente a receber, geralmente acrescido de juros.

Já na segunda situação, é feito um planejamento sobre como os recursos serão utilizados e a finalidade. Assim, quando uma empresa concede o financiamento, ela pode avaliar a fundo a probabilidade de retorno ou não do valor disponibilizado.

Isso quer dizer que, quando uma instituição oferece um crédito ou a opção de financiamento para o cliente, ela assume um risco.

Por esse motivo é que a análise de crédito não apenas se faz necessária, como deve ser feita criteriosamente e com muito cuidado.

Caso contrário, a organização terá que arcar com um prejuízo que pode comprometer seriamente o setor financeiro.

As empresas que têm uma política de crédito organizada costumam ter índices de inadimplência bem menores que aquelas que não têm normas claras para a concessão de crédito e o fazem apenas com base na intuição.

Tecnologia a favor da análise de crédito

A análise de crédito visa constatar a tendência comportamental do cliente com relação aos pagamentos de suas dívidas. A qualidade desse procedimento é determinante para que uma empresa saiba exatamente qual é a condição econômica de cada cliente.

Tudo isso é essencial para que a empresa consiga planejar o seu fluxo de caixa e, assim, manter um bom capital de giro. Da mesma forma, ela também poderá cumprir as diretrizes de investimento previstas no planejamento estratégico do negócio.

Todos os procedimentos mencionados até aqui podem ser feitos de um modo mais intuitivo, dinâmico e veloz. Existem diversas ferramentas tecnológicas que facilitam bastante a análise de crédito.

Além de acelerar os processos, o uso de sistemas informatizados com tecnologia de ponta diminui profundamente o risco de falha humana. De acordo com o grau de inteligência do sistema, a organização pode economizar muitos recursos financeiros do negócio.

Otimizando a análise de crédito

A manutenção da saúde financeira de uma empresa passa por muitos processos. Um deles é a análise de crédito. É preciso inteirar-se de cada detalhe sobre o consumidor antes de fazer a concessão.

Ter segurança nesta etapa é fundamental para, assim, evitar danos graves à empresa.

  1. O primeiro passo é conhecer bem o cliente. Usando diferentes fontes de informação, a empresa pode traçar um perfil completo do consumidor, com histórico financeiro e comportamento de pagamento (ou score de crédito);
  • Investigar o comportamento de mercado específico do segmento também é importante;
  • defina uma política de crédito que seja compatível com o perfil do cliente. Ao cadastrar as suas informações, o software já lhe dirá se pode prosseguir ou não para a concessão do crédito.

É claro que há casos que deverão ser observados de modo diferente, no entanto, é essencial determinar previamente as regras do negócio.

  • A concessão de crédito deve sempre ser uma ação consciente e calculada. Assim, estabelecer limites é fundamental para garantir a saúde financeira do seu negócio. É nesse ponto que o limite de crédito entra em cena.

Quais são os cuidados necessário na análise de crédito pessoa física?

A chave para a estruturação de um processo de análise de crédito dentro da sua empresa está na qualidade dos relatórios obtidos. A ideia de variedade e confiabilidade das informações são atributos indispensáveis.

Por isso, é muito importante investir em soluções modernas, automatizadas e que sejam capazes de lidar com um amplo acervo de dados dos consumidores.

Na prática, quanto mais completa for a base de informações, mais fácil se torna conhecer o perfil do seu cliente, mais seguras serão as negociações e menores os problemas com inadimplências, atrasos e rupturas no caixa do seu negócio.

Então, gostou deste conteúdo? Deseja estruturar melhor a análise de crédito da sua empresa?

A Unitfour tem as ferramentas que você precisa para isso. Entre em contato conosco e saiba mais!

Telefone: (11) 3093-2665

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.
Confira também: Consulta de CNPJ na Receita Federal | Higienização de dados

Veja Mais Artigos