O que é análise de crédito para pessoa jurídica?

O que é análise de crédito para pessoa jurídica?

A análise de crédito é uma etapa muito importante nas relações comerciais, especialmente diante de cenários econômicos turbulentos.

Os procedimentos de verificação protegem a empresa da inadimplência e são, portanto, fundamentais para garantir a saúde financeira da organização.

Porém, para que a análise de crédito funcione como uma ferramenta eficaz contra devedores, é fundamental que o processo seja realizado da maneira correta.

Neste artigo, vamos explicar como sua empresa deve efetuar essa operação.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é feita para clientes que desejam efetuar um pagamento a prazo ou um financiamento.

No primeiro cenário, a empresa disponibiliza um pagamento em dinheiro ao cliente e escritura um valor equivalente a receber, geralmente acrescido de juros.

Já na segunda situação, é feito um planejamento sobre como os recursos serão utilizados e a finalidade. Assim, quando uma empresa concede o financiamento, ela pode avaliar a fundo a probabilidade de retorno ou não do valor disponibilizado.

Isso quer dizer que, quando uma instituição oferece um crédito ou a opção de financiamento para o cliente, ela assume um risco.

Por esse motivo é que a análise de crédito não apenas se faz necessária, como deve ser feita criteriosamente e com muito cuidado.

Caso contrário, a organização terá que arcar com um prejuízo que pode comprometer seriamente o setor financeiro.

O que é análise de crédito para pessoa jurídica?

análise de crédito para pessoa jurídica é uma avaliação minuciosa de informações que configuram o cenário financeiro de uma organização que solicita um crédito. Esta análise verifica a capacidade do cumprimento da promessa de pagamento para validar ou reprovar um pedido de concessão.

Para fazer uma análise de crédito para pessoa jurídica sua empresa deverá:

  • Analisar o perfil econômico da organização;
  • Cruzar suas informações financeiras;
  • Verificar a aprovação ou reprovação do crédito;
  • Definir limites.

O pedido de empréstimos, financiamentos e equivalentes levam em consideração diversos quesitos. Um dos mais relevantes é o score de crédito.

Quais são os critérios para análise de crédito de pessoa jurídica?

1.     Combinação de informações do perfil

Um processo de concessão de crédito não é uma tarefa que leva em consideração apenas o objetivo da empresa ou o perfil do cliente. A empresa deve ter bem definido, em uma política de crédito, qual é o tipo de prospect que quer atrair. Isso também vale para a situação contrária, ou seja, definir qual é o tipo de cliente que não quer em sua pasta.

  • Classificação dos clientes

Clientes não podem ser definidos como bons ou ruins, apenas. Dessa forma, a classificação limita a negociação. O cliente pode estar passando por um momento ruim, em que está temporariamente com suas contas comprometidas. Ou mesmo, por ter sido classificado como “bom”, em uma análise pouco aprofundada, e causar problemas futuros.

A empresa deve criar uma classificação criteriosa por meio de uma pontuação flutuante. Ou seja, que vai mudar conforme o comportamento do cliente. Com isso, não haverá uma definição específica para o mesmo cliente sempre.

  • Construção de crédito por análise

O crédito deve ser definido de acordo com cada análise. Algumas empresas já trabalham dessa forma, em que cada solicitação é analisada individualmente. O problema, nesse caso, é que o processo pode gerar gargalos para a equipe. No entanto, o ideal é fazer individualmente, porém, de forma ágil, automática e confiável, sem a intervenção da subjetividade dos analistas.

4.     Mapeamento de oportunidades e ameaças

Como identificar o perfil de um cliente que oferece risco ou daquele considerado como uma oportunidade? Por meio do mapeamento. Essa ferramenta permitirá que a empresa defina se a análise de crédito da pessoa jurídica será positiva ou não. Além disso, a companhia poderá ofertar seus melhores produtos ou possibilidades de crédito para os clientes classificados como oportunidade.

Soluções Unitfour

Reocupação de crédito pode ser muito desafiador, principalmente quando não se tem dados atualizados ou ferramentas necessárias para localizar clientes inadimplentes.

Análise de perfil para liberação de crédito

Conheça o perfil do seu cliente, facilitando a tomada de decisão quanto a liberação de crédito e formas de pagamento. Tenha em mãos informações valiosas, como classe social, renda presumida e escolaridade.

Confirmação cadastral

Nosso sistema de consulta e localização de pessoas físicas e jurídicas disponível para integração WebAPI. Com essa tecnologia nossos clientes acessam o bureau de dados da Unitfour de dentro de seus próprios sistemas com toda a segurança e agilidade que precisam.

Validação de E-mails

Encontre e retire e-mails hard bounces da sua base e aumente a taxa de abertura das suas campanhas. Entregamos seus resultados por integração ou WebAPI.

Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco:

Telefone: (11) 3093-2665

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

Saiba mais: Antifraude

Veja Mais Artigos