Análise de mailing – Entenda a importância do uso para a sua empresa

Análise de mailing – Entenda a importância do uso para a sua empresa

Você já ouviu falar em análise de mailing?

Muitas pessoas já ouviram esse termo, mas não entendem muito bem o que é e qual sua utilidade.

Quer saber mais e descobrir agora como implementar essa estratégia da maneira correta na sua empresa?

Então leia a nossa primeira matéria de 2020 e inicie o ano por dentro do assunto.

O que é mailing?

Esclareça suas dúvidas agora

Mailing é nada mais, nada menos, do que uma extensa base de e-mails, contendo uma lista de informações dos clientes que se cadastraram em sua loja ou em seu newsletter.

Todos esses contatos estão disponíveis para que você envie e-mails promocionais ou de conteúdo.

Mas atenção, é importante que você segmente todos os seus contatos para saber se o envio de determinado e-mail irá valer a pena. Assim, suas estratégias ficarão mais eficazes.

Como conseguir mais contatos para a sua base?

Ganhe mais em menos tempo

Existem diversas maneiras de conseguir uma base de e-mails.

Além de recolher para a base o endereço dos consumidores que compraram com você, é possível também criar um pop-up na loja para cadastro.

Em troca disso, você pode oferecer algum desconto na primeira compra ou conteúdos informativos sobre algum assunto que o cliente possa se interessar.

Produzir conteúdos relevantes para serem postados em suas redes sociais pode trazer grandes leads também. Dessa forma, você também pode direcionar seu cliente para uma página de cadastro.

São muitas as estratégias resumidas em: oferecer alguma vantagem em troca do endereço de e-mail.

Essa vantagem pode ser comercial ou de conteúdo.

Dados indispensáveis para uma boa base de mailing

Mantenha-os sempre atualizados

A principal informação de uma base de mailing, sem dúvidas, é o e-mail.

Mas existem outros dados muito importantes que não podem faltar para sua estratégia ser mais eficaz.

O nome completo do seu cliente, apesar de parecer óbvio, não pode estar fora da sua lista. Além de saber com quem você está falando, é possível criar qualquer personalização em cima de campanhas e conteúdo, tratando-o de forma mais pessoal.

O seu mailing também pode conter diversas outras informações de seus clientes, como telefone, endereço, empresa que trabalha, cargo, site da empresa e outras informações corporativas, número de funcionários e o tipo de segmento do negócio.

É sempre bom e considerado uma vantagem, ter todas as informações citadas acima, porém, nem sempre você irá usar todos esses dados. Lembre-se de escolher aqueles que irão contribuir com sua ação no momento.

3 cuidados básicos com o mailing de clientes

Se previna de possíveis erros

Para trabalhar com mailing efetivamente é preciso ter alguns cuidados. Leia nossas dicas abaixo para conseguir manter sua lista atualizada, potencializando suas estratégias e gerar maiores resultados:

  • Valide a qualidade do mailing

Sempre priorize a qualidade de sua base ao invés da quantidade de registros. De nada adianta um mailing com milhões de informações, se elas estão erradas ou desatualizadas.

Você deverá retirar todas os dados incorretos manualmente ou usar alguma ferramenta digital de higienização de dados.

  • Nunca compre lista de e-mail

Jamais, em hipótese alguma, pense em comprar uma lista de e-mail pronta de uma pessoa ou empresa que você não confie. Muitas companhias caem nessa e consequentemente no futuro acabam se dando mal.

Primeiro que, você não sabe se os dados que estão ali estão corretos e muito menos se pertencem ao seu público-alvo.

Portanto, é como dar um tiro no próprio pé.

  • Mantenha os dados sempre atualizados

Dados se perdem ao longo do tempo e isso é muito comum.

Sejam informações como, e-mail corporativo e pessoal, telefone ou endereços.

O recomendável é que você aplique o processo de enriquecimento e higienização de dados. Existem grandes ferramentas no mercado que podem te auxiliar.

Pesquise bastante antes de contratar alguma.

Como fazer uso de uma base de mailing?

Veja quais as melhores maneiras de aproveita-la

O que fazer depois que se tem uma base bem estruturada?

Agora é a hora de planejar com cuidado seus próximos passos e pensar em boas estratégias de marketing. Disparos de e-mail marketing podem ser bem eficazes e são bastante recomendáveis.

Existem alguns modelos que mais despertam interesse em seus clientes. São eles:

  • Newsletter

Consiste em enviar notícias e conteúdos relevantes (e relacionados com seus produtos e mercado) para a base;

  • Promoções


Envio de promoções e condições comerciais;

  • Datas especiais


Aniversário do cliente, aniversário de cadastro e datas comemorativas da região (sempre bom enviar com um cupom de desconto);

  • Transacionais


Os e-mails transacionais são extremamente necessários para acompanhamento de pedidos.

Mailing para Telemarketing

As áreas de Televendas e Telemarketing precisam estar abastecidas de mailing segmentados e dados enriquecidos para construir abordagens mais assertivas e sua equipe ter um melhor desenvolvimento.

Um mailing segmentado é uma carta na manga para sua equipe desses dois setores.

Existem algumas ferramentas no mercado onde é possível criar um mailing exclusivamente para telemarketing, possibilitando segmentar por filtro os dados de seus contatos PF e PJ. São alguns deles:

  • Nome/Razão Social;
  • Idade/Data de Fundação;
  • Sexo;
  • Localização/Endereço;
  • CNAE/CBO – Segmento de atuação / Profissão.

Mailing para Cobrança

Um mailing de cobrança geralmente é uma lista de devedores da qual uma assessoria de cobrança tem acesso para realizar seu trabalho.

Esse tipo de mailing precisa seguir regras de tratamento, higienização e enriquecimento de dados diferentes dos demais departamentos.

Geralmente são usadas as duas premissas abaixo:

  • Escolher a estratégia de higienização ou enriquecimento que favoreça o ponto de contato principal das pessoas ou empresas devedoras;
  • Utilizar ferramentas de pré-qualificação, como recursos de Score, Hot Phone e outros para escolher os pontos de contato mais adequados.

Soluções Unitfour

InTouch

Uma ferramenta de busca e localização de dados cadastrais. Disponível em duas versões: navegador de internet ou integrado em seu sistema via WebService. O cliente escolhe o tipo de consulta que quer fazer para obter dados atualizados.

Dados de localização, situação cadastral, óbito e perfil sociodemográfico são alguns dos dados possíveis de obter dentro do InTouch.

DataFour

Através deste sistema é possível enriquecer sua base de dados em lote. Com o DataFour você pode tratar, higienizar ou enriquecer arquivos em minutos.

Manter seu banco de dados atualizados de maneira segmentada e assertiva, eliminando dados desatualizados ou incompletos nunca foi tão fácil.

Com o Datafour você atualiza, enriquece e atribui documentos a sua base de clientes, com a facilidade e praticidade que a sua empresa procura.

Chegando até aqui, foi possível enxergar o quão importante é ter uma base de mailing atualizada e com dados certos, não é mesmo?

E não se engane ao pensar que apenas algumas empresas de segmentos específicos devem fazer uso, diversos setores precisam de dados de seus clientes atualizados e de um bom mailing.

Mas em qual empresa confiar para um trabalho tão sensível?

Conte com a Unitfour como a sua solução.

Entre em contato conosco para maiores informações!

Telefone: (11) 3093-2665

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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