BlackList Procon

O recebimento de ligações de empresas de telemarketing é recorrente e tem como objetivo realizar a promoção de vendas ou serviços através de contato telefônico.

A Anatel fornece uma lista onde consumidores que recebem muitas chamadas indesejadas podem bloquear essas ligações se assim desejar.

Neste artigo vamos te explicar o que é, e como funciona a famosa BlackList do Procon.

O que é o Blacklist?

Para entender o que é a Blacklist do Procon, primeiramente você deve conhecer a Lei “Não me Ligue”, decreto que deu origem a lista.

A lei “Não me Ligue” nasceu no dia 7 outubro de 2008, em São Paulo com o objetivo de oferecer a liberdade de escolha aos clientes que não desejam ser incomodados com ofertas de produtos e serviço através de chamadas telefônicas.

A Blacklist nada mais é do que uma lista de clientes que se cadastram no site do Procon e manifestam o desejo de não receber chamadas telefônicas de empresas de telemarketing.

Como funciona?

Os consumidores que não desejam ser incomodados com ofertas de produtos e serviços podem fazer o cadastro de até cinco linhas telefônicas podendo ser telefone fixo ou celular, no site do Procon-SP.

Após 30 dias do cadastro, as empresas de telemarketing e fornecedores de produtos ou serviços não poderão fazer ligações ou enviar mensagens para esses números.

As empresas estão sujeitas à multa administrativa, calculada de acordo com o art. 57, do Código de Defesa do Consumidor caso haja descumprimento da lei e denuncia por parte do cliente.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a BlackList do Procon,confira:

Pontos importantes:

  1. O cadastro no sistema deve ser realizado pelo site oficial.
  2. O número de telefone inscrito, permanecerá no cadastro por tempo indeterminado até que seja feita a solicitação de exclusão por parte do consumidor.
  3. O consumidor pode escolher quais as empresas que desejam manter ou bloquear o recebimento das ligações.
  4. Os consumidores devem realizar as denuncias sobre as empresas que descumprirem a lei através do site do Procon.

Devemos destacar que o bloqueio não se aplica para ligações recebidas de entidades filantrópicas, que buscam doações ou caso sejam realizadas ao consumidor para: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças, realizar pesquisas de opinião, satisfação etc.

Como a Unitfour pode te ajudar?

É imprescindível que as empresas se atentem e façam as consultas nas blacklists e para isso, necessitam primeiramente de ferramentas que auxiliem nesse processo.

InTouch é um dos melhores sistemas de busca e localização do mercado e através da consulta automatizada consegue obter diversos dados, inclusive o de verificação de telefone na Blacklist.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre como o sistema Intouch pode beneficiar o seu negócio.

Então, gostou deste conteúdo?

UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

Abrir chat
Precisa de ajuda?