Dados: o novo petróleo

Dados: o novo petróleo

“Data is the new oil”, a frase que agitou o mundo dos negócios foi criada por Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados.

Essa expressão tem sido bastante citada no mercado. Executivos do mundo todo usam para defender a ideia de que os dados são tão valiosos quanto o petróleo.

Em tese, quem souber fazer bom uso deles e aproveitar todo seu potencial, sai na frente e, claro, só tem a ganhar.

Virtualmente, grande parte das nossas atividades tem um traço digital, seja assistindo uma série, realizando uma reunião ou prospecção online, ouvindo uma música no carro, fazendo alguma atividade física com uso de aplicativos, assistindo TV ou vídeo com a família.

E esses são alguns exemplos, que só aumentam ao longo dos anos.

Outra característica de que os dados estão cada vez mais popularizados entre nós, está na família dos “Gs”: o 3G gerou a primeira conexão no celular, o 4G marcou a era do Streaming e o 5G transformará os celulares em supercomputadores.

Dispositivos com técnicas de inteligência artificial (AI), como machine learning, extraem ainda mais valor dos dados.

Diferentemente do petróleo, no qual um dos maiores desafios é localizar reservas subterrâneas onde possamos encontrá-lo, o ponto-chave no mundo dos dados é outro.

Localizá-los já não é um problema, tendo em vista que hoje eles estão à nossa disposição. Agora, o maior desafio é saber como fazer bom uso dessa fonte de inesgotáveis possibilidades.

Abaixo separamos alguns itens que envolvem todo o universo dos dados e como você pode usa-los ao seu favor. Confira!

Higienização de dados

A higienização é um método que tem como objetivo limpar, tirar os duplicados, padronizar e organizar um conjunto de informações. É ideal para empresas que já possuem uma base de dados, mas estão desatualizados, incorretos ou duplicados.

Quando se faz higienização através do tratamento de dados, o foco é aumentar a produtividade e a assertividade das informações na hora de realizar uma campanha, cobranças entre outros.

Alguns processos que passam pela higienização:

  • Padronizar endereços, nomes das ruas, bairros, cidades e UF;
  • Corrigir telefones;
  • Eliminar espaços em branco;
  • Confirmar ou corrigir documentos.

Conheça mais sobre a Higienização de dados!

Padronizar informações

Você já planejou uma campanha, criou todo o passo a passo para sair perfeita e na hora de usar a base ela estava extremamente desorganizada e desatualizada?

Desanimador não é mesmo? O que fazer? Usar ela assim mesmo e correr um grande risco de ter resultados negativos em sua campanha, devido as informações inexistentes ou fazer um tratamento de dados?

A qualidade da sua base de dados é uma das etapas mais importantes na hora de uma estratégia, por isso ela passar pela padronização é fundamental.

Com o auxílio dessa solução, ela passa por um tratamento de personalização conforme sua necessidade, corrigindo espaços indevidos, letras em caixa alta ou baixa. Com isso você tem uma base solida e eficiente.

Enriquecimento de dados

O que você faz quando sua empresa possui uma base incompleta? Saiba que nenhuma base é descartável, mesmo que faça meses ou até mesmo anos que ela foi criada.

Nesse caso o ideal é ela passar por um tratamento de dados para ser enriquecida. Mas, como assim?

O enriquecimento de dados faz um cruzamento de informações completando ou adicionando alguns registros da base que estão incompletos e tem como objetivo a eficiência na hora de trabalhar com os com dados corretos e atualizados.

Otimizar seu tempo na hora da cobrança

Call Center é um dos setores mais afetados com dados desatualizados.

Imagine só, você ter que ligar para 10 números diferentes na tentativa de falar com uma única pessoa e muitas vezes não conseguir, horrível não é mesmo?

Não só pelo fato de ter perdido tanto tempo, mas também dinheiro. Cada ligação tem um custo e na pior das hipóteses, não obter nenhum retorno por não ter encontrado o devedor.

Por isso é tão importante fazer um tratamento de dados na base que será utilizada para cobrança. Muitas vezes o devedor passou o telefone errado ou apenas trocou de número.

Através do tratamento de dados sua base passará por uma análise e terá confirmações das informações do seu contato, otimizando o seu tempo e dinheiro, pois não vai desperdiçar tanto ligando para pessoas erradas.

Como vimos nesse artigo o tratamento de dados é importante por diversos motivos e ocasiões, independente do seu ramo de atuação, tamanho da empresa. Ter dados atualizados é fundamental para ter estratégias bem-sucedidas!

A Unitfour possui as melhores ferramentas do mercado para atender as necessidades da sua empresa.

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Pelo telefone: (11)3093-2665 ou pelo e-mail: contato@unitfour.com.br.

Veja Mais Artigos