Prepare seu negócio para impactos financeiros

Prepare seu negócio para impactos financeiros

Em momentos de dificuldades e desafios devemos ter sempre em mente que o planejamento e o controle são os nossos melhores escudos dentro desse cenário. Afinal, se falta de planejamento já afeta negativamente o mercado normal do nosso dia a dia, imagine em um cenário de crise, não é mesmo?

Portanto, é necessário cuidados para evitar que os profissionais sejam contaminados pelo Coronavírus. As empresas precisam encontrar soluções para reduzir o impactos financeiros causado pelo baixo volume de vendas neste período.

O atual cenário econômico de recessão que o país vem enfrentando é mais um fator que tem potencializado esse tipo de problema, tanto na vida de empregados quanto na dos empregadores.

As pequenas, médias e grandes empresas devem rever seus planejamentos e se adaptar o quanto antes.

Mesmo em meio aos problemas, os empreendedores não devem diminuir a qualidade do seu serviço ou produto, e sim mantê-la.

O caminho, portanto, é encontrar alternativas para manter o negócio funcionando e sair da melhor maneira possível dessa crise econômica. 

Confira nosso artigo de hoje e descubra como preparar seu negócio para impactos financeiros futuros.

Prepare-se com antecedência:

Um dos fatores fundamentais é mapear gastos que podem ser cortados. Este pode ser um bom momento para reavaliar e renegociar alguns gastos, como o aluguel.

Adotar o home office entre a equipe, além de colaborar para as medidas de prevenção, também pode ajudar a diminuir gastos como os de energia.

Também vale avaliar a possibilidade de oferecer férias para parte dos funcionários, caso estejam ociosos.

Quanto mais você antecipar possíveis cenários, mais preparado estará e mais confiança terá quando impactos financeiros e crises ocorrerem.

Estabeleça protocolos de gerenciamento de crises, incluindo explicitamente os protocolos iniciais de comunicação.

Realize um levantamento de todas as despesas e receitas:

O primeiro passo para sair da crise provocada pelo Coronavírus é colocar na ponta do lápis todas as receitas e despesas do seu negócio.

Considerando o período de quarentena, no qual as pessoas não saíram às ruas, por isso, compraram menos, é bem provável que a sua conta deste mês não feche. O principal objetivo ao fazer o levantamento de suas despesas e receitas é identificar custos que podem ser reduzidos, negociados ou até cancelados temporariamente.

Garanta liquidez em meio à crise:

As empresas precisam se preparar para enfrentar um período considerável de condições de negócios excepcionalmente adversas. Para a maior parte das organizações, a receita perdida nesse período pode representar uma perda permanente e exercer pressões inesperadas em sua liquidez e nas fontes de capital de giro.

Mantenha contato com os clientes:

O fato de a maioria das pessoas estar em quarentena não quer dizer que você precisa se distanciar de seus clientes.

Manter contato durante esse período, ainda que virtual, é importante para deixar a sua empresa em evidência e estreitar os laços com seu público.

Além disso, é uma excelente oportunidade de identificar novas necessidades que podem ser supridas pelo seu negócio, por exemplo, novos produtos, diferentes formas de entrega, etc. 

Use a tecnologia sempre a seu favor, redes socias e plataformas de vendas podem ajudar a ampliar a receita nesse momento. Ofereça a possibilidade de atendimento remoto, por telefone, WhatsApp ou chamadas de vídeo.

E se necessário, negocie! Em caso de dificuldades de caixa e capital de giro, tente fazer negociações com seus fornecedores.

Durante o tempo que sua empresa estiver parada por conta do coronavírus é também bastante importante que você se aprimore e adquira novos conhecimentos.

Aproveite os diversos cursos on-line que estão sendo liberados e aprenda mais sobre o seu ramo de atuação, a como lidar com o público, conheça novas ferramentas que podem otimizar processos, aprenda sobre finanças, etc.

Vale lembrar que, quando tudo isso passar, as empresas que estiverem mais capacitadas e atentas às inovações serão as que mais rapidamente vão sair da crise.

Por mais difícil que seja, quando passarmos por elas, as oportunidades de crescimento no mercado serão muito grandes. 

Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco:

Telefone: (11) 3093-2665

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