Aprenda a melhorar as operações do seu call center com o Score de cobrança

Aprenda a melhorar as operações do seu call center com o Score de cobrança

O Score de cobrança é um índice numérico que ajuda as empresas a analisarem o índice de probabilidade de pagamento de um cliente com menor custo, agilidade e segurança.

Extremamente útil para empresas de cobrança, pois as atividades se tornam muito mais assertivas com a utilização do Score.

Nesta análise, são verificadas informações cadastrais, como renda presumida, cargo, CEP, data e ano da dívida e faixa salarial para analisar e montar a probabilidade de pagamento da pessoa.

Como funciona um Score de cobrança?

Aprenda como usar dentro da sua empresa

É um modelo estatístico criado com base em algoritmos de inteligência artificial, que faz uso de diversas fontes de informação para registrar se um determinado cliente, irá de forma positiva, agir à uma ação de recuperação de crédito.

Ou seja, identificar quais as chances de um cliente realizar a promessa de um pagamento de determinado acordo, por exemplo.

Existem alguns modelos que você pode criar dentro da sua empresa para prever quais devedores são mais propensos a quitar uma dívida.

Há modelos em que o retorno é apenas uma resposta de sim ou não, já outros, conseguem agrupar por faixas a probabilidade de quitação da dívida.

Em alguns casos o score indica se no momento vale a pena a tentativa de negociação com o cliente e por qual meio de comunicação a cobrança deve ser realizada.

Com um ranking de clientes com probabilidade de pagamento em mãos, sua empresa consegue traçar estratégias mais eficientes, além de conseguir um meio de negociação para clientes que se encontram abaixo no ranking.

Principais vantagens do uso de um score

Perceba a importância no uso de um score de cobrança

Veja abaixo quais as principais vantagens que sua empresa obtém ao fazer uso do score de cobrança:

  • Operação mais assertiva: pelo simples fato de sua base de devedores já estar segmentada, seus operadores conseguem entrar em contato com os devedores com maior chance de negociação da dívida.
  • Diminuição dos gastos: com uma lista segmentada, seu time de cobrança não perde tempo entrando em contato com um cliente com menor possibilidade de pagamento.

Tipos de score que existem no mercado

Entenda as diferenças entre cada um

  • Credit score: identifica a possibilidade de um cliente novo prorrogar sua dívida em quantidade de dias ou meses.

É adquirido através de informações cedidas por órgãos públicos como SPC, Serasa, entre outros.

  • Behavior score: é uma forma de pontuação utilizada para distinguir o comportamento do devedor e orientar o call center a como se comportar na hora de cobrar a dívida.

Ele classifica os inadimplentes e dá um score para cada registro, que pode ser de 0 a 10, ou de 0 a 100.

  • Collection score: Já citado nesse texto, trata-se de um score criado para prever qual a possibilidade de o devedor quitar sua dívida nos próximos dias.

Após sua empresa fazer uso desse recurso e ter acesso ao ranking com classificação de clientes com maior probabilidade de pagamento, com a ajuda do collection score, ela pode usar as estatísticas para modificá-la, transformando-a em resultados positivos.

Antifraude para crédito e cobrança

Veja quais são as relações entre os dois

Se o seu negócio é do segmento de crédito e cobrança e ainda não possui uma ferramenta qualificada, pare por aí agora, pois está na hora de adotar uma.

Aderir a um bom sistema antifraude é a melhor maneira para evitar golpes em meios de crédito.

Operações fraudulentas são sinônimos de grandes prejuízos para empresas desse segmento.

Para que não ocorra tudo isso que tratamos acima, primeiramente você deve ter um sistema antifraude dentro da sua empresa.

Conheça nosso sistema antifraude!

Mantenha sua base de dados atualizada

Adote essa prática e obtenha vantagens

Uma base de dados atualizada e “scorada” trás diversas vantagens para uma empresa de cobrança. Garante maior agilidade e torna as abordagens mais assertivas.

Você pode localizar os dados corretos de seus clientes e aumentar sua taxa de recuperação de crédito.

  • Higienização de dados: Esse procedimento é muito útil quando uma empresa já possui uma base de dados, porém, desatualizados, duplicados ou incorretos.

Com a Higienização, você consegue padronizar todos os cadastros, corrigindo espaços indevidos, letras em caixa alta ou baixa.

É possível validar endereços, padronizando-os de acordo com que estão registrados.

A higienização de dados é muito importante para você manter contato e um bom relacionamento com seus clientes ou leads e para facilitar cobranças.

  • Enriquecimento de dados: Como o próprio nome já diz, esse procedimento te auxilia a conseguir mais informações de clientes, leads e público-alvo.

É capaz de agilizar os processos de diversos setores de uma empresa, além de ter um custo reduzido.

O Enriquecimento de dados cadastrais é um processo automatizado onde são retornados todos os dados disponíveis para uma empresa ou várias empresas, enriquecendo a base já pré-existente.

Por isso, é fundamental para uma empresa que deseja ter maior contato com seu público e desenvolver planos de negócio mais produtivos

Soluções UnitFour

InTouch

Abasteça sua equipe de recuperação de crédito com dados para cobrança atualizados através do InTouch.

Os operadores acessam através de usuário e senha e você controla o consumo através de relatórios gerenciais.

A ferramenta também permite integração WebService, para agilizar ainda mais o processo de localização.

DataFour

Se a sua estratégia é fornecer os dados para cobrança já atualizados para a sua equipe, então a ferramenta que você precisa é o DataFour

Um produto que permite o enriquecimento de arquivos em minutos.

Além do enriquecimento simples com dados de localização, você pode personalizar layouts de acordo com suas estratégias.

Vimos então que não basta sua empresa ter qualquer base de dados, e colocar a operação de cobrança para entrar em contato com qualquer cliente.

Isso é um processo delicado que dependendo da forma que for realizado, pode trazer muitos malefícios para o seu negócio.

Você precisará contar com uma base com dados enriquecidos e higienizados para a sua equipe de cobrança poder ser mais eficaz.

Percebeu a importância?

Então entre em contato conosco para maiores dúvidas. Nós temos a solução que você precisa.

(11) 3093-2665 – contato@unitfour.com.br

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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