O que é e para que serve o sistema antifraude?

O que é e para que serve o sistema antifraude?

O risco de fraudes nas vendas online é muito alto pelo simples fato de o cliente apenas precisar informar o número do cartão, validade e o código verificador (CVV). Assim, para realizar uma compra indevida, basta que o fraudador saiba tais números.

Como evitar o número de fraudes dentro do seu negócio?

Quer saber como evitar o número de fraudes dentro do seu negócio? Acompanhe a matéria e fique por dentro!

Acontece que, nas vendas presenciais, caso uma fraude seja identificada, o banco emissor do cartão é obrigado a arcar com o prejuízo. Mas, nas vendas online, quando uma fraude ocorre, o banco emissor realiza um estorno do valor em favor do verdadeiro dono do cartão, chamado de Chargeback.

É aí que o sistema Anti-Fraudes entra, as transações passam por uma poderosa ferramenta de análise de risco, que informa ao lojista sobre a possibilidade de a transação ser um golpe.

É realizado um completo cruzamento de dados do comprador, seu endereço, valor da compra e seus hábitos de consumo. (pode incluir análise de suspeita de óbito, se endereço cadastrado x endereço de entrega x endereço no banco de dados, em casos mais exigentes uma análise documental também pode ser feita).

Em cada venda, é exibido o “score” da consulta ao sistema Anti-Fraudes. Quando o “score” está verde, o lojista é recomendado a faturar o pedido e realizar a entrega.

Qual é a importância do sistema antifraude?

Existem diversos motivos que podem te convencer da importância de um sistema antifraude para o seu e-commerce. Entre eles, podemos destacar:

Diminui as chances de sofrer com o chargeback

Como você já deve saber, quem arca com os prejuízos da fraude é o seu próprio negócio. Isso acontece quando o cliente alega no banco que teve o cartão de crédito clonado e não reconhece a compra efetuada, momento que a sua loja que deve bancar o chargeback, devolvendo o valor total do pedido.

Aumenta a segurança e credibilidade nas vendas

É fundamental que os invistam em sites rápidos, seguros e estáveis. Portanto, o sistema antifraude deve fazer parte de todo o sistema de vendas online. Isso não apenas vai passar mais confiança para os clientes, como também aumentar a segurança da loja virtual e, consequentemente, o sucesso do negócio.

Favorece a criação de um banco de dados com bons clientes

Ao utilizar o sistema antifraude, é possível que você consiga identificar quais são os clientes mais fiéis, assim como os que já cometeram algum tipo de fraude no seu e-commerce. Assim, fica mais simples realizar as operações do site com mais segurança.

Manter a sua loja virtual segura é fundamental para conquistar a confiança dos consumidores e aumentar as vendas. Agora que você já sabe por que é importante investir em um sistema antifraude, aproveite para conhecer quais são os tipos de fraude no e-commerce mais comuns!

Quais são os tipos de soluções antifraude?

As soluções antifraudes utilizam diferentes estratégias para verificar a autenticidade dos dados e entender se as transações realizadas foram autorizadas pelos titulares dos cartões.

Rastreamento dos dispositivos de compra

Esse instrumento serve para identificar a origem da compra. Assim, é realizada uma análise de geolocalização do indivíduo que está adquirindo o produto. O objetivo é descobrir se a pessoa não está em um local que pode ser entendido como suspeito. Para isso, pode ser utilizado estados e cidades como parâmetro.

Registros em bancos de dados

Outra técnica usada é inscrever os dados da sua empresa em um bureau de dados. Assim é possível encontrar dados de clientes, históricos de compras e outras informações relevantes para atestar que quem está comprado é correto. Caso exista divergência nas informações, há grande probabilidade de fraude e a transação acaba sendo negada.

Definição de grau de risco na venda de um produto

Há instrumentos que tornam possível que seja criado um grau de risco em relação ao produto que um cliente deseja adquirir. Dessa forma, é possível criar uma sensibilidade à fraude que pode ser ampliada segundo o valor do produto que está sendo vendido. Ou seja, quanto mais caro for o item, maior pode ser a vigilância contra a fraude.

Serviço de verificação de endereço

Aqui os dados que o cliente inseriu no e-commerce são comparados com as informações cadastradas no banco de dados da operadora de cartão e no próprio banco. Além disso, também é possível comparar o endereço de entrega com o endereço de pagamento.

Mas como posso diminuir fraudes agora?

Pra finalizar, dicas valiosas para evitar fraudes no seu negócio, confira os principais pontos de atenção:

  • O sistema antifraude contratado deve permitir que em casos onde a venda possa apenas parecer suspeita, que seja feito contato com o cliente e confirme dados da compra. Assim, você evita perder vendas legítimas.
  • Deve possuir a mínima interação possível com o usuário, para evitar que ele se constranja e se imagine sendo vítima ou acusado de alguma coisa.
  • Que se adeque a sua plataforma e a modalidade de recebimento escolhida, ou seja, precisa ser compatível com a plataforma escolhida.
  • Que consiga medir comportamentos suspeitos com base naquilo que já foi feito em outras lojas.
  • Identificar frequentes mudanças nos endereços do cliente em compras diferentes

Verifique quantas ações o sistema consegue fazer por segundo. Para se ter uma ideia, existem no mercado alguns que conseguem fazer cerca de 20 mil análises de transações por segundo.

Nosso novo sistema antifraude é a solução ideal para eliminar problemas com fraudadores, evitando prejuízo e burocracia para o seu negócio.

Desenvolvemos uma solução completa para detectar e solucionar casos de fraudes e atitudes suspeitas.

Gostou do artigo e viu a importância de ter um bom sistema antifraude dentro da sua empresa?

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