Cliente está devendo, e agora?

A Inadimplência tem sido um tema bastante discutido nos últimos tempos e, por diversos motivos, clientes estão deixando de pagar as suas contas em dia por não ter um bom relacionamento com a sua empresa, estar com problemas financeiros ou até por não lembrar do valor que está aberto em seu nome.

Vejamos a seguir, como é importante manter o relacionamento entre você e seu cliente, e como diminuir os impactos causados pela não liquidação de débitos em dia.

Entenda um pouco mais no conteúdo que preparamos para você!

  • O que é um cliente inadimplente

Para entendermos o que é um cliente inadimplente, precisamos entender o que é inadimplência.

Inadimplência, em poucas palavras é o descumprimento de pagamento, seja quando não realizado dentro do prazo do contrato ou data de vencimento. Sendo assim, cliente inadimplente é um consumidor que não cumpre com o pagamento de suas obrigações financeiras mediante a compra de um produto ou serviço.

Além disso, há razões pelas quais isso pode acontecer como explicamos no começo do texto: o seu cliente pode estar com problemas financeiros ou até tendo um mau relacionamento com a sua empresa devido à falta de comunicação.

Visto que, o relacionamento pode afetar no pagamento desses débitos, é sempre bom manter contato com esse cliente, afinal, desistir dele pode não ser uma boa já que há diversos meios para abordar o seu cliente sem que ele prolongue o pagamento. Além do que, o pagamento ocorre muitas das vezes quando há cobrança!

Com objetivo de amenizar esse problema, higienizar a sua base e enriquece-la com informações precisas, é uma alternativa. Utilizar estratégias com um sistema de localização de pessoas contribuirá para que esse contato seja mais efetivo. Utilize a ferramenta In Touch uma vez que precise localizar seus devedores em birôs de crédito, por exemplo.

Entendeu o que é cliente inadimplente e qual é a importância de resolver esta situação, certo? Mas e, agora, como a sua empresa deve agir?

  • O que fazer quando o cliente não paga?

Segundo o SPC Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), estimava-se que havia cerca de 61,3 milhões de inadimplentes no Brasil até o começo de 2020.  Com isso, cobrar tem sido uma das principais barreiras no pagamento das dívidas dos brasileiros.

A seguir, mostraremos as estratégias para manter um bom relacionamento com seu cliente após a venda do produto ou serviço, e como entrar em contato com o cliente caso o pagamento desse débito não aconteça.

Seu cliente é importante, fique atento aos seguintes pontos:

Pós-venda

Invista na relação com o seu cliente, é de extrema importância que o contato seja mantido após a compra. Afinal, reter e fidelizar o seu cliente fará com que ele volte a comprar em sua empresa, além de diminuir a chance de inadimplência.

Contato com cliente

Tenha em mãos os dados do seu cliente atualizados, caso não tenha, isso dificultará ainda mais a relação entre você e ele. Na dúvida, utilize um sistema de localização de pessoas, principalmente, quando há necessidade de notificar o seu cliente seja por meio de e-mail, telefone, sms ou qualquer outro canal.

Condições de pagamento

No ato da compra, deixe claro as condições de pagamento como: vencimento, juros e taxas. Evite que o seu cliente se sinta enganado, evite qualquer desentendimento na compra.

Negociação

Sabemos que nos últimos anos a inadimplência no Brasil aumentou, por isso, haja com transparência e respeito, ao notificar um cliente inadimplente para a quitação de débito, veja possíveis formas de estimular o quitamento da dívida, seja por diminuição de juros no abatimento do valor total ou até negociar as parcelas restantes do contrato.

  • Conheça o sistema de localização de pessoas da Unitfour

Ao realizar a busca de um devedor em um sistema de localização de pessoas. Sobretudo, tenha as informações necessárias para entrar em contato com o seu cliente.

Com o In Touch, a sua empresa tem acesso a um sistema de consulta cadastral com a possibilidade de obter informações completas de pessoas físicas e jurídicas por meio de dados cadastrais, localização, situação cadastral na receita federal, óbito, score de crédito, isso tudo de forma segura e rápida.

Veja como é fácil…

Entre em contato com a gente, e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas. Nós ajudaremos o seu negócio!

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